É muito comum conhecermos a história dos indígenas a
partir da chegada dos portugueses em 1500 no Brasil, descrevendo por meio deste
encontro e choque cultural, uma idéia eurocêntrica e etnocêntrica de sociedades
tão diversas e ricas culturalmente. Apesar da história dos indígenas
vincular-se com a idéia de ingenuidade, aculturação, catequese, exploração e
escravidão, as resistências e a opção de isolamento de muitas das sociedades
indígenas em oposição à assimilação, permitiu a manutenção e a continuidade de
uma história que parecia estar condenada.
O
direito dos indígenas lhes foi negado na participação enquanto cidadãos, e
também no que se refere, ao acesso às terras ao longo de todos estes anos de
História. No entanto, a noção de ingenuidade e assimilação acabou sendo
substituída por uma ação conjunta de tribos que resolveram reivindicar sua
cidadania por meio do reconhecimento de sua identidade cultural e história.
Em 10
de março de 2008, a lei 11.645/08 se responsabilizou por alterar e estabelecer
novas diretrizes e bases à educação nacional, tornando obrigatório a temática
“História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” nas salas de aula.
Nos meses de março e abril nossa escola participou do segundo momento do Projeto Cultura e Identidade Indígena e puderam conhecer mais um pouco da cultura e da sua história.
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